NOME DA FACULDADE
CURSO
NOME DO ALUNO
ASSUNTO (EX: SILICOSE)
Local
Ano
__________________________________________________________
NOME DOS ALUNOS
ASSUNTO ( EX:SILICOSE)
Resenha Crítica apresentado à Faculdade... de cidade (EX: São Paulo), elaborado pelas acadêmicas do Curso de..., ...semestre turno, como requisito a obtenção de crédito na disciplina ..., para apreciação da professora ...
Local
Ano
________________________________________________________________
SUMÁRIO
Silicose...........................................................................................
Conclusão dos resenhistas...........................................................
|
Apreciação crítica..........................................................................
|
Referências bibliográficas.............................................................
|
Por mais longa que seja a caminhada o mais
importante é dar o primeiro passo.
_______________________________________________________________
Jornal Brasileiro de Pneumologia vol.32 suppl.2 São Paulo May 2006.
¹ Resenhista: Aluno
Silicose
( credenciais do autor)
A sílica ou dióxido de silício é um composto natural formado pelos dois elementos químicos mais abundantes na crosta terrestre, o oxigênio e o silício. É encontrada na natureza nas formas amorfa e cristalina. A forma amorfa, embora não seja inerte, é menos tóxica do que a cristalina, sendo encontradas em rochas vulcânicas vitrificadas, terras diatomáceas não aquecidas, sílica gel, no vidro sintético e na lã de vidro.
A sílica cristalina que se encontra na areia e em diversas rochas, como o arenito, o granito e o síliex, apresenta variado polimorfismo. A forma mais comum, e que corresponde a cerca de 12% da crosta terrestre, é o quartzo.
A inalação de poeira com sílica está associada à ocorrência de silicose.
O termo silicose, empregado pela primeira vez por Visconti, em 1870, é o nome dado à fibrose pulmonar causada pela inalação de poeira contendo sílica cristalina, sendo a mais freqüente das pneumoconioses.
Os riscos da inalação de poeira com sílica podem estar presentes em uma ampla variedade de situações: extração e beneficiamento de rochas como o granito e pedras em geral, mineração de ouro, arsênico, estanho e de pedras preciosas e perfuração de poços; nas indústrias cerâmicas, de materiais de construção, de borracha, na fabricação de vidro e de fertilizantes (rocha fosfática), em fundições e na produção de talco (comumente contaminado com sílica); operação de jateamento de areia, rebarbação, retífica e polimento de metais e minerais com abrasivos contendo sílica, e em atividades de manutenção e limpeza de fornos, moinhos e filtros; confecção de prótese dentária.
_________________________________________________________________________________
(Se não houver conclusão do autor da obra o resenhista pode fazer uma conclusão)
Conclusão do resenhista
Os autores expõem de forma abrangente e simples a silicose, desde o significado do termo até o tratamento dos portadores desse mal.
A sílica é um composto natural e se inalado com poeira pode causar a fibrose pulmonar.
Mesmo conhecendo os riscos, a exposição à sílica cristalina continua elevada, consequentemente o número de infectados aumenta.
O diagnóstico precoce ajuda bastante no tratamento eficaz do paciente...
_________________________________________________________________________________
Apreciação Crítica
- mérito da obra: qual é a contribuição dada pela obra, as idéias são verdadeiras, originais, criativas; qual a contribuição ao conhecimento (apresenta conhecimentos novos, amplos, restritos, abordagem vigente, abordagem diferente?);
- estilo: o autor é conciso, simples, claro, preciso, coerente, sua linguagem é ou não correta segundo a língua em questão;
- Indicação do resenhista: a que público a obra se dirige (geral, de especialistas, estudantes, pode ser adotado em algum curso ou disciplina).
1
Nome do resenhista – informações sobre o resenhista.
_________________________________________________________________________________
Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário