Visualizações

Postagens populares

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma apaixonada por artes e me interesso por assuntos variados como saúde e moda, então misturei alguns temas que gosto para montar as postagens deste blogger.

Seguidores

Tecnologia do Blogger.
01/02/2013
                           

 Infelizmente ou felizmente o ser humano não nasce com manual de instrução, fato que gera uma busca dos pais por informações sobre como melhor cuidar e educar seus filhos. A verdade é que não existe família perfeita e muito menos uma fórmula para as crianças se tornarem adultos felizes e responsáveis, mas os cuidadores tem como proporcionar um ambiente familiar acolhedor e sadio.
 O amor presente, que impõe limites, que ensina valores, que ajuda e estimula o outro, estando sempre disposto a corrigir da forma correta quando necessário é o caminho para um lar de paz.
 Os comportamentos externalizantes geralmente surgem em contextos de adversidade ambiental; sendo estes marcados por agressão, hiperatividade, impulsividade, oposição e manifestações anti-sociais, em oposição a padrões de comportamento internalizantes, retraimento, medo e ansiedade. É importante que os pais sejam participantes na vida dos filhos, demonstrado afeto e dando condições para que eles desenvolvam autonomia, isto evita que essas crianças tenham risco de rejeição pelos companheiros, conflitos com a família e com os professores, fracasso escolar, dificuldades ocupacionais, além dos transtornos de comportamento.
 Contudo, percebemos que um relacionamento de distanciamento ou envolvendo conflitos são prejudiciais ao crescimento da criança, como no caso de uma mãe superprotetora que pode tornar o filho fragilizado e incapaz de “superar” qualquer tipo de desafio e frustração. 




                            

Existe um momento certo para dar mais liberdade?

Os pais devem começar a dar liberdade aos filhos aos poucos, fazendo pequenas experiências para perceberem se eles se sentem confiantes e até onde podem ir por conta própria. Confiar na educação dada a eles também é fundamental para que os pais se sintam seguros de que os filhos podem começar a ter mais liberdade. 




0 comentários: