Visualizações

Postagens populares

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma apaixonada por artes e me interesso por assuntos variados como saúde e moda, então misturei alguns temas que gosto para montar as postagens deste blogger.

Seguidores

Tecnologia do Blogger.
25/12/2015

   Os radicais livres são moléculas liberadas pelo corpo durante o processo de produção de energia que utiliza oxigênio. Uma grande quantidade liberada pelo organismo pode causar danos, como o envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer.



   Os processos normais do organismo, como o metabolismo dos alimentos, a respiração e o exercício, produzem radicais livres constantemente. Ao mesmo tempo, estamos expostos a elementos do meio ambiente que também produzem radicais livres, como a poluição industrial e urbana, o cigarro, a radiação solar e os aditivos químicos alimentares.
  O organismo se defende dos danos causados pelos radicais livres através de suas reservas de antioxidantes e através da produção de enzimas. Os suprimentos pessoais de antioxidantes devem ser repostos continuamente.
  Nesse sentido, as vitaminas A (beta-caroteno), E (tocoferol) e C (ácido ascórbico), junto com minerais como o zinco, atuam como agentes protetores antioxidantes. As vitaminas A e E, por exemplo, defendem os lipídeos do corpo, já a vitamina C protege os componentes hidrossolúveis do corpo como os fluidos do sangue.
  Alguns alimentos ricos em vitaminas antioxidantes são brócolis, couve, ameixa, mamão papaia, cenoura e frutas cítricas (laranja, morango, kiwi).




Referências

SIZER, F. S. e WHITNEY, E. Nutrição: conceitos e controvérsias. 8 ed. Manole, SP: 2003.

BIANCHI, Maria de Lourdes Pires e ANTUNES, Lusânia Maria Greggi. Radicais livres e os principais antioxidantes da dieta. Rev. Nutr. 1999.

0 comentários: