Visualizações

Postagens populares

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma apaixonada por artes e me interesso por assuntos variados como saúde e moda, então misturei alguns temas que gosto para montar as postagens deste blogger.

Seguidores

Tecnologia do Blogger.
06/12/2011
 Maneira de caminhar:
 
. Deve-se caminhar com a cabeça erguida, passos firmes e ombros no lugar correto.

 Aperto de mão:

· Não se aperta a mão de quem está à mesa de refeições;
· É prerrogativa do mais idoso estender a mão para o mais jovem;
· Aperto de mão firme, com as duas palmas permanecendo na posição vertical, cada uma das pessoas transmitindo sentimento de respeito e harmonia à outra.


 Postura em pé:

· Braços estendidos, mãos livres e as pernas devem estar próximas.
· Mãos sobre a mesa-Dedicado aos negócios. Demonstração de sinceridade e honestidade (braços abertos, mãos abertas e palmas para cima)
· Mãos juntas sobre o colo ou estômago - Um gesto de proteção.
· Mãos nos quadris - Provocativo ou duro. Entretido ou ansioso para entrar no assunto principal. Esse gesto também pode indicar antagonismo ou desafio.
· Mãos nos bolsos - Estar em contato com o próprio corpo. Busca de equilíbrio frente a uma possível insegurança.

 O olhar:

· Durante a conversa, devemos direcionar o nosso olhar para os olhos do interlocutor.

 Postura sentada:


· Gesto padrão de pernas cruzadas - Pode indicar uma postura nervosa, reservada ou defensiva. Em geral, é um gesto de apoio que ocorre junto com outros sinais negativos, e não devem ser interpretados isoladamente ou fora do contexto.
· Posição americana de perna cruzada - Indica uma postura argumentativa e competitiva, onde se quer discutir o ponto de vista do outro.
· Perna cruzada e presa - Sinal de uma pessoa perspicaz obstinada, com uma postura dura e firme, enquanto argumenta ou debate. Sua resistência provavelmente só será quebrada através de uma aproximação especial.
· Tornozelo preso - Quando uma pessoa prende seus tornozelos, está mentalmente controlando seus lábios. O gesto tem o sentido de reprimir uma atitude, emoção, nervosismo ou medo.
· Inclinar-se para frente ou recostar-se na cadeira - Aproximar o corpo pode significar um gesto de amizade ou interesse ("Fale-me mais"). Encostar-se na cadeira indica uma diminuição de interesse ("Deixe-me pensar no que você acaba de dizer") ou até de indiferença.
05/12/2011
 
 Corresponde aos resíduos de paredes celulares e tecidos de sustentação de vegetais. São compostos resistentes à hidrólise pelas enzimas do tubo digestivo.
  As fibras podem ser agrupadas em duas grandes categorias, conforme a solubilidade de seus componentes em água: solúvel e insolúvel.
  •  Insolúvel
  Componentes: celulose, hemicelulose, lignina.
  Fontes alimentares: trigo, grãos integrais e hortaliças.
  • Solúvel
 Componentes: pectinas e gomas.
 Fontes alimentares: frutas e legumes, aveia, cevada, leguminosas.

 Fibras (efeito fisiológico)

 Insolúvel: estimula a mastigação, aumento da secreção da saliva e suco gástrico, aumento do bolo fecal, retarda a hidrólise do amido e absorção da glicose é mais lenta.
 Solúvel: retarda o trânsito intestinal, absorve mais água, diminui colesterol, nutriente para a fermentação das bactérias intestinais.
                                      
 Namorar, paquerar, apaixonar-se, gostar, casar-se, juntar-se, separar-se... Há muitos verbos para expressar os tipos de relacionamento entre duas pessoas.
 Namorado é a coisa mais difícil das conquistas, porque um companheiro de verdade é muito raro.
 Namorado não necessita ser o mais bonito e divertido, mas ser aquele que quando se chega perto a gente treme, sua frio e/ou fica nervosa. Nele buscamos segurança e proteção, seja ela num olhar de compreensão ou mesmo de aflição.
 Namorar envolve o valor de estar com as mãos dadas, entregar flores, dar gargalhadas juntos, falar de sentimentos, ficar abobalhado pela lucidez do amor, amadurecimento mútuo, dedicar canção, descobrir o lado bonito de si próprio e do mundo exterior.
 Mas, namorar requer coragem para expressar afeto e sentimentos, vencer as barreiras e os medos internos, pois muitas vezes o enamorado pode ser visto como “cafona”.  
 Bate-papo entre dois rapazes sobre relacionamento:

 James: olá!
 Mano: e aí, beleza?
 James: beleza. Me fala tudo, você já ficou?
 Mano: já, várias vezes. A primeira foi patética, a segunda foi legal. E você?
 James: eu só fiquei 2 vezes. Foi legal.
 Mano: o que você sabe sobre relacionamento.
 James: cara, por experiência própria, percebe que ao levar em conta só a aparência física você pode se decepcionar depois, e o que parecia amor pode virar filme de terror.
 Mano: rapaz, terror é ficar com a garota que a gente gosta. Dá um branco, já passei por isso.
 James: como foi?
 Mano: era uma vizinha, ela já se mudou. Eu sentia um nervoso, ficava mudo, derrubava as coisas ou então falava muito.
 James: comédia. Você é muito tímido.
 Mano: não, é que eu era apaixonado por ela. Dizem que quando a pessoa gosta de alguém fica meio bobo.


03/12/2011

 Um croquis (palavra francesa eventualmente aportuguesada como croqui ou traduzida como esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho de moda ou um esboço qualquer.
 Um croquis, portanto, não exige grande precisão, refinamento gráfico ou mesmo cuidados com sua preservação, diferente de desenhos finalizados. Costuma ser realizado em intervalos de tempo relativamente curtos, como períodos de 10 a 15 minutos. O que costuma ser mais importante no croquis é o registro gráfico de uma idéia instantânea, através de uma técnica de desenho rápida e descompromissada. Abaixo estão croquis que preparei:




01/12/2011
       
 Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, apresentam como  fórmula geral: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" e  são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas:
- Fonte de energia;
- Reserva energética;
- Estrutural;
- Componente de membrana celular;
- Matéria-prima para a biossíntese de outras biomoléculas.
 Na biosfera, há provavelmente mais carboidratos do que todas as outras matérias orgânicas juntas, graças à grande abundância, no reino vegetal, de dois polímeros da D-glucose, o amido e a celulose.
 O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso.
 O corpo armazena carboidratos em três lugares: fígado (300 a 400g), músculo (glicogênio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, por isso se sua dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular.

 Classificação

 Quanto ao número de unidades: mono, di, tri, oligo, poli (ssacarídeos).
 Número de carbonos: triose, tetrose, pentose, hexose,...
 Natureza química do grupo carbonila: aldeído (aldose) ou cetona (cetose).

 Monossacarídeos

 Os monossacarídeos, também chamados de açúcares simples, que não podem ser hidrolisados para dar unidades menores. Essas moléculas podem apresentar de 3 a 8 átomo de carbono, mas os mais comuns em alimentos são os de 5  a 6  átomos de carbono. O mais abundante é o açúcar de seis carbonos D-glucose; é o monossacarídeo fundamental de onde muitos são derivados. A D-glucose é o principal combustível para a maioria dos organismos e o monômero primário básico dos polissacarídeos mais abundantes, tais como o amido e a celulose.
 De acordo com o número de carbonos os monossacarídeos podem ser classificados em: 3C= triose , 4C= tetrose , 5C= pentose , 6C= hexose, 7C= heptose.
Os monossacarídeos mais importantes em química de alimentos são as pentoses e as hexoses. Os monossacarídeos importantes para a nutrição humana são: glicose, frutose e galactose. A glicose é o monossacarídeo básico dos carboidratos e é encontrado em maior quantidade na natureza. É o único carboidrato constituinte dos polissacarídeos amido, glicogênio e celulose.
 Os monossacarídeos são classificados de acordo com a natureza química do grupo carbonila e pelo número de seus átomos de carbono. Os que têm grupos aldeídicos são aldoses e os que têm grupos cetônicos, formam as cetoses.
• açúcares D→-OH do penúltimo carbono à direita.
• açúcares L →-OH do penúltimo carbono à esquerda.

 Dissacarídeos: são açúcares simples que podem ser hidrólise, formam 2 moléculas de monossacarídeos iguais ou diferentes.
Ex: Sacarose -> glicose + frutose (açúcar da cana ou da beterraba).
 Maltose -> glicose +glicose (açúcar do malte, da uva).
 Lactose -> glicose +galactose (açúcar do leite).


Oligossacarídeos

 São polímeros contendo de 3 a 10 unidades de monossacarídeos unidos por ligações glicosídicas, um exemplo é a maltotriose.

Polissacarídeos

 São polímeros de alto peso molecular dos monossacarídeos. Os polissacarídeos contêm mais que 12 unidades de monossacarídeos dispostos de forma linear ou ramificada. Os que mais se encontram distribuídos na natureza são: no reino vegetal, o amido, a celulose e as pectinas; e, no reino animal, o glicogênio.
 Apresentam isomeria óptica. O mais simples de todos é o gliceraldeído que possui apenas um carbono assimétrico ou quiral (quatro ligantes diferentes), os compostos que possuem carbono assimétrico apresentam a propriedade de desviar a luz polarizada, e sua configuração se dá pela posição do grupo hidroxila (OH) do último carbono assimétrico, sendo a hidroxila à direita denominada de dextrógira e representada pela letra D antecedendo o nome da aldose ou da cetose e se a hidroxila estiver a esquerda chama-se levógira, representada pela letra L antes do nome do composto.
 Polissacarídeos são constituintes de numerosos resíduos de monossacarídeos unidos por ligações glicosídicas. Polissacarídeos compostos por um único tipo de resíduo de açúcar são chamados de homopolissacarídeos, enquanto que aqueles compostos por 2 ou mais diferentes tipos de resíduos de açúcar são chamados de heteropolissacarídeos.

 Homopolissacarídeos            Heteropolissacarídeos
Linear        Ramificado        Dois tipos de      Múltiplos
                                               monômeros       monômeros
                                                 lineares.          ramificados.

 Geralmente não têm um peso molecular preciso; eles consistem de uma mistura de moléculas de alto peso molecular.
 Desempenham duas principais funções: São uma forma de estocar combustível celular e são os elementos estruturais das paredes celulares e plantas.
 Necessidades

  • 50 a 70% do VET – carboidratos complexos.

  • <10% do VET – carboidratos simples (açúcares simples).

  • fibra: 25g/dia.

Fontes

  • A maior parte dos carboidratos da dieta são provenientes de alimentos de origem vegetal;
  • A única exceção é a lactose.

 CHO simples:
 Glicose e frutose – mel, frutas, açúcares.
 Lactose / galactose – leite.
 Sacarose – açúcares, doces.

CHO complexos:
  • Digeríveis:
 Amido (arroz, trigo, milho, centeio, cevada, aveia); feculentos (batata, batata doce, aipim, inhame); derivados (pães, bolos, massas).
  • Indigeríveis:
Fibras: pectina (fruta), celulose (trigo), lignina (hortaliças), hemicelulose (grãos).