Visualizações

Postagens populares

Quem sou eu

Minha foto
Sou uma apaixonada por artes e me interesso por assuntos variados como saúde e moda, então misturei alguns temas que gosto para montar as postagens deste blogger.

Seguidores

Tecnologia do Blogger.
01/12/2011
       
 Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, apresentam como  fórmula geral: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" e  são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas:
- Fonte de energia;
- Reserva energética;
- Estrutural;
- Componente de membrana celular;
- Matéria-prima para a biossíntese de outras biomoléculas.
 Na biosfera, há provavelmente mais carboidratos do que todas as outras matérias orgânicas juntas, graças à grande abundância, no reino vegetal, de dois polímeros da D-glucose, o amido e a celulose.
 O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso.
 O corpo armazena carboidratos em três lugares: fígado (300 a 400g), músculo (glicogênio) e sangue (glicose). Os carboidratos evitam que nossos músculos sejam digeridos para produção de energia, por isso se sua dieta for baixa em carboidratos, o corpo faz canibalismo muscular.

 Classificação

 Quanto ao número de unidades: mono, di, tri, oligo, poli (ssacarídeos).
 Número de carbonos: triose, tetrose, pentose, hexose,...
 Natureza química do grupo carbonila: aldeído (aldose) ou cetona (cetose).

 Monossacarídeos

 Os monossacarídeos, também chamados de açúcares simples, que não podem ser hidrolisados para dar unidades menores. Essas moléculas podem apresentar de 3 a 8 átomo de carbono, mas os mais comuns em alimentos são os de 5  a 6  átomos de carbono. O mais abundante é o açúcar de seis carbonos D-glucose; é o monossacarídeo fundamental de onde muitos são derivados. A D-glucose é o principal combustível para a maioria dos organismos e o monômero primário básico dos polissacarídeos mais abundantes, tais como o amido e a celulose.
 De acordo com o número de carbonos os monossacarídeos podem ser classificados em: 3C= triose , 4C= tetrose , 5C= pentose , 6C= hexose, 7C= heptose.
Os monossacarídeos mais importantes em química de alimentos são as pentoses e as hexoses. Os monossacarídeos importantes para a nutrição humana são: glicose, frutose e galactose. A glicose é o monossacarídeo básico dos carboidratos e é encontrado em maior quantidade na natureza. É o único carboidrato constituinte dos polissacarídeos amido, glicogênio e celulose.
 Os monossacarídeos são classificados de acordo com a natureza química do grupo carbonila e pelo número de seus átomos de carbono. Os que têm grupos aldeídicos são aldoses e os que têm grupos cetônicos, formam as cetoses.
• açúcares D→-OH do penúltimo carbono à direita.
• açúcares L →-OH do penúltimo carbono à esquerda.

 Dissacarídeos: são açúcares simples que podem ser hidrólise, formam 2 moléculas de monossacarídeos iguais ou diferentes.
Ex: Sacarose -> glicose + frutose (açúcar da cana ou da beterraba).
 Maltose -> glicose +glicose (açúcar do malte, da uva).
 Lactose -> glicose +galactose (açúcar do leite).


Oligossacarídeos

 São polímeros contendo de 3 a 10 unidades de monossacarídeos unidos por ligações glicosídicas, um exemplo é a maltotriose.

Polissacarídeos

 São polímeros de alto peso molecular dos monossacarídeos. Os polissacarídeos contêm mais que 12 unidades de monossacarídeos dispostos de forma linear ou ramificada. Os que mais se encontram distribuídos na natureza são: no reino vegetal, o amido, a celulose e as pectinas; e, no reino animal, o glicogênio.
 Apresentam isomeria óptica. O mais simples de todos é o gliceraldeído que possui apenas um carbono assimétrico ou quiral (quatro ligantes diferentes), os compostos que possuem carbono assimétrico apresentam a propriedade de desviar a luz polarizada, e sua configuração se dá pela posição do grupo hidroxila (OH) do último carbono assimétrico, sendo a hidroxila à direita denominada de dextrógira e representada pela letra D antecedendo o nome da aldose ou da cetose e se a hidroxila estiver a esquerda chama-se levógira, representada pela letra L antes do nome do composto.
 Polissacarídeos são constituintes de numerosos resíduos de monossacarídeos unidos por ligações glicosídicas. Polissacarídeos compostos por um único tipo de resíduo de açúcar são chamados de homopolissacarídeos, enquanto que aqueles compostos por 2 ou mais diferentes tipos de resíduos de açúcar são chamados de heteropolissacarídeos.

 Homopolissacarídeos            Heteropolissacarídeos
Linear        Ramificado        Dois tipos de      Múltiplos
                                               monômeros       monômeros
                                                 lineares.          ramificados.

 Geralmente não têm um peso molecular preciso; eles consistem de uma mistura de moléculas de alto peso molecular.
 Desempenham duas principais funções: São uma forma de estocar combustível celular e são os elementos estruturais das paredes celulares e plantas.
 Necessidades

  • 50 a 70% do VET – carboidratos complexos.

  • <10% do VET – carboidratos simples (açúcares simples).

  • fibra: 25g/dia.

Fontes

  • A maior parte dos carboidratos da dieta são provenientes de alimentos de origem vegetal;
  • A única exceção é a lactose.

 CHO simples:
 Glicose e frutose – mel, frutas, açúcares.
 Lactose / galactose – leite.
 Sacarose – açúcares, doces.

CHO complexos:
  • Digeríveis:
 Amido (arroz, trigo, milho, centeio, cevada, aveia); feculentos (batata, batata doce, aipim, inhame); derivados (pães, bolos, massas).
  • Indigeríveis:
Fibras: pectina (fruta), celulose (trigo), lignina (hortaliças), hemicelulose (grãos).

0 comentários: